Visita do Projeto Olhos da Alma
Unipinhal
17/12/2019
No dia 19 de novembro de 2019, os integrantes do Projeto Olhos da Alma, composto por deficientes visuais, visitaram a Instituição de Ensino UNIPINHAL.
A visita foi coordenada pela Psicóloga da Instituição Sylvia Camilo Ramalho, juntamente com os funcionários Ronaldo e Simone e os alunos do curso de letras, Gabriel Henrique Pereira e João Vitor Corezolla Lopes.
O Projeto Olhos da Alma, ligado ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Espírito Santo do Pinhal, realiza suas atividades no Lago Municipal. O trabalho que é desenvolvido pela coordenadora Ana Mosca (funcionária da Prefeitura).
Realizamos um acolhimento, roda de conversa onde cada um contou um pouco da sua vivência e das suas experiências como deficientes visuais e seus aprendizados no Projeto Olhos da Alma.
Vale ressaltar que durante a nossa roda de conversa, podemos identificar que a maioria dos integrantes do Projeto adquiriram a deficiência visual recentemente.
Podemos dizer que foi uma tarde maravilhosa, repleta de aprendizado com essas pessoas que nos deram uma grande lição de vida. De como “enxergarmos além da Alma”.
No final foi recitado um Poema de Mário Quintana, pelos alunos do curso de Letras, para uma breve reflexão.

DEFICIÊNCIAS (MARIO QUINTANA)
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade e que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e querer garantir seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Unipinhal
01 de Abril, 2020
É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do jurista, professor e deputado federal Luiz Flávio Gomes. Possuidor de uma carreira jurídica brilhante, atuou como advogado, delegado de polícia, promotor de justiça e juiz de direito, mas foi no ensino jurídico que o professor Luiz Flávio deu uma de suas grandes contribuições...
Leia Mais
Pedagogia, Letras e História
13 de Março, 2020
De modo a compor parte do projeto institucional acerca dos Direitos Humanos, os cursos de Licenciatura (História, Letras e Pedagogia) realizaram, em parceria com o grupo Café Filosófico de Espírito Santo do Pinhal, uma mesa redonda acerca do feminino e a sociedade brasileira, fomentando as discussões sobre o Dia Internacional da Mulher...
Leia Mais


A UniPinhal se renova, cresce e espera por você!

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2019 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000