Curso de Direito UniPinhal realiza Júri Simulado no SIMPE
Direito
14/11/2019
No dia 12 de novembro de 2019, às 20 horas, no Auditório do UNIPINHAL foi realizada pelos alunos do Curso de Direito, a já tradicional atividade acadêmica do Júri Simulado.
A atividade fez parte da programação do SIMPE e foi coordenada pelos professores Gabriel Marson Junqueira, Júlio César Muniz e Paulo César Crivelaro.
Os alunos foram divididos em equipes, de acordo com a composição prevista em lei para a realização de um Tribunal de Júri. Assim, houve a distribuição aos acadêmicos de uma situação hipotética do delito de homicídio qualificado pela circunstância do feminicídio, cuja tipificação está previstsa no art. 121, § 2º, inciso VI, do Código Penal.
Para o deslinde da atividade, os alunos foram divididos em grupos, notadamente um grupo para desenvolver a tese de acusação e outro grupo para desenvolver a tese de defesa.
Aos demais acadêmicos foram atribuídas outras funções muito importantes para a realização do Tribunal do Júri, tais como composição do Conselho de Sentença; oficial de justiça; réu e policiais militares.
A função de juiz presidente da Sessão do Júri Simulado ficou a encargo do Professor de Direito Penal e Prática Penal, Paulo César Crivelaro, que nos moldes da proposta pedagógica da atividade, conduziu os trabalhos explicando os aspectos procedimentais do Tribunal do Júri a todos que estavam presentes no auditório.
Os alunos destacados para a acusação e para a defesa realizaram um debate muito qualificado e de apurada técnica para a defesa de suas respectivas teses, sendo que após as exposições, os acadêmicos que compunham o Conselho de Sentença votaram para decidir a situação jurídica hipotética que lhes foi apresentada.
Ao final, de acordo com a decisão soberana do Conselho de Sentença, foi proferida sentença pelo juiz presidente da Sessão do Júri Simulado, professor Paulo César Crivelaro.
Não há como olvidar a importância desta atividade acadêmica que visa conciliar aspectos teóricos e práticos, no contexto da formação dos acadêmicos de direito, uma vez que estes desenvolvem várias habilidades cognitivas, como a capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento de raciocínio lógico e jurídico, assim como a técnica de oratória.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Unipinhal
22 de Março, 2021
Os estudantes do último ano do curso de Enfermagem do UniPinhal participaram, no sábado, dia 20 de março de 2020 das ações de vacinação contra COVID-19. O evento que aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Espírito Santo do Pinhal – SP...
Leia Mais
Unipinhal
08 de Março, 2021
Concurso de Bolsas contempla estudantes veteranos e candidatos ao ingresso no UniPinhal. Foi realizado (03/02) o Concurso de Bolsas do UniPinhal. Os estudantes concorreram às bolsas de até 100% para os diversos cursos oferecidos. Os descontos foram...
Leia Mais


A UniPinhal se renova, cresce e espera por você!

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-9626

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2021 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000