Farmácia
Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Noturno
Matrícula: R$ 993,80
Mensalidade com desconto e pontualidade: R$ 760,25
O Curso
O curso de Farmácia do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal obteve autorização de funcionamento, por Ato Regulatório, através da Resolução CSA/CREUPI nº 01, de 07 de junho de 1999, e início do funcionamento do curso em agosto de 1999. Tem-se como objetivo geral dotar o profissional farmacêutico em formação dos conhecimentos requeridos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia (Resolução CNE/CES nº 2/2002), para o exercício das competências e habilidades gerais e específicas no âmbito da profissão farmacêutica.
O curso de Farmácia do UniPinhal visa, como perfil desejado do egresso, a formação do profissional Farmacêutico generalista, conforme previsto na Resolução CNE/CES nº 2/2002, com o seguinte perfil geral:

Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O curso de Farmácia tem como base para a formação de seus graduandos o ambiente acadêmico constituído por salas de aulas e laboratórios didáticos específicos para a realização de atividades práticas. Os conteúdos estão organizados, por meio de um eixo integrador, de forma contextualizada e integrada, de modo a formar associações que ligam as partes do todo e facilite o conhecimento, de forma a atingir uma formação integradora, e de acordo com a profundidade de aplicação, caracterizam transdisciplinaridade.
O estágio curricular do curso de Farmácia está estruturado, para o atendimento da legislação em vigor e obedece às normas institucionais do UniPinhal. Tem por objetivo articular a formação ministrada no curso com a prática profissional respectiva, de modo a qualificar o acadêmico e profissional egresso para o desempenho competente e ético das tarefas exclusivas e específicas de sua profissão. A estrutura das atividades de estágio curricular segue nas áreas de concentração dos eixos de Fármacos e Medicamentos, e de Análises Clínicas/Toxicológicas e de Alimentos.
Mercado de Trabalho
O UniPinhal acredita que para formar profissionais farmacêuticos completos é necessário entender o que o mercado procura. Primeiramente, pelo entendimento do setor farmacêutico, o qual se caracteriza por uma forte dinâmica evolutiva, indistintamente, em seus diversos segmentos e, com abertura para novos nichos, com o saber das necessidades do mercado. Paralelamente a isso, pela atuação do profissional farmacêutico, que cada vez mais evolui junto à profissão de farmacêutico, e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades, além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, pela atuação como membro integrante das equipes de saúde, assumindo funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
O Farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins por sua grade curricular extensa e generalizada. Estima-se que o Farmacêutico tenha por volta de setenta e oito áreas de atuação profissional reconhecidas, dentre essas, segue:
Farmácias e drogarias: o farmacêutico atua na dispensação de medicamentos industrializados, fitoterápicos ou homeopáticos, ou também na manipulação e até mesmo na área hospitalar, o farmacêutico tem como responsabilidade a prestação da assistência e atenção farmacêutica.
Análises Clínicas e Toxicológicas: os exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros) e exames toxicológicos (antidoping) são solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico e realizados pelo farmacêutico.
Indústria Farmacêutica, Fitoterápica, Cosmética e Alimentos: o farmacêutico é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle da qualidade. Fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto.
Saúde Pública: todas as ações que envolvem o farmacêutico em cada uma das áreas citadas exige-se a Vigilância Sanitária no que se refere ao controle de qualidade de atendimento, higiene, práticas específicas entre outras normas que garantem uma assistência farmacêutica eficaz. Em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais necessitam da Assistência Farmacêutica, importante intervenção do farmacêutico na análise de prescrição, orientação e acompanhamento do tratamento.
Diante dessa realidade, o curso de Farmácia do UniPinhal, procura definir o perfil do farmacêutico para que este obtenha excelência em seu serviço, através da combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma a cumprir o exercício profissional com ética e responsabilidade e para realizar da melhor forma o cumprimento das tarefas básicas que englobam essas atividades.
08 de Junho, 2017
No dia 30 de Maio, o curso de Farmácia promoveu uma palestra aberta aos alunos do UniPinhal e também para a comunidade local e regional, a fala intitulada Depressão e suicídio – prevenção e posvenção...
Leia Mais
07 de Junho, 2017
As palestras sobre Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, complementam o conteúdo da disciplina de Biossegurança do 1º nível do Curso de Farmácia. É tradicional no curso convidar o Corpo de Bombeiros...
Leia Mais
Coordenador do Curso
Prof. Dr. Ademir Salvi Junior
Possui graduação em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Farmácia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2003). Pós-graduado (Lato sensu - Especialização) em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015); (Stricto sensu - Mestrado (2009) e Doutorado (2013)) em Fármacos e Medicamentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professor Adjunto do Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal, atuando nos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária, e Coordenador do curso de Farmácia do UniPinhal. Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de matérias-primas vegetais, produção, análise e padronização de derivados vegetais, prospecção preliminar de compostos bioativos e fitoterapia.
Tire sua dúvidas com o Coordenador
Diferenciais do Curso
O grande diferencial dos farmacêuticos formados pelo UniPinhal é o seu profundo entendimento do mercado farmacêutico, com ampla visão das áreas de atuação profissional, capacidade analítica e de implementação, criatividade e capacidade de trabalhar em grupo, fatores fundamentais para atingir o sucesso profissional.

O que o aluno aprenderá ao longo do curso:
• Reconhecer a saúde como direito do cidadão;
• Desenvolver a assistência farmacêutica individual e coletiva;
• Desenvolver atividades inerentes à atuação profissional farmacêutica nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos, pesquisa, análises clínicas e toxicológicas;
• Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, pesquisa, desenvolvimento, registro, produção, controle de qualidade, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos;
• Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.
• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdiciplinarmente, com ética;
Tenho interesse em fazer

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2017 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000